• Cramberry

    Cramberry

    O Cramberry apresenta em sua composição antocianidinas, flavonoides, proanocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, que podem impedir a proliferação de bactérias em diversas partes do corpo.

    O consumo regular de Cramberry ajuda a manter a saúde e a reduzir o número de infecções, e assim evita que sejam ingeridas altas doses de antibióticos, reduzindo a probabilidade de aparecimento de superbactérias resistentes a antibióticos.

    Além da capacidade antibacteriana, o Cramberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.

    Propriedades

    Trato Urinário

    As proantocianidinas do Cramberry inibem a adesão das bactérias, incluindo a Escherichia coli, ao epitélio do trato urinário. Consequentemente ocorre à diminuição da reprodução bacteriana que causa a infecção urinária.

    Odontologia

    Um estudo In Vitro publicado no The Journal of the American Dental Association relatou que o Cramberry tem a habilidade de reverter e inibir a agregação de determinadas bactérias orais responsáveis pela cárie, placa dental e doença periodontal. Em Critical Reviews in Food Science and Nutrition relatou que o uso de enxaguatório bucal contendo Cramberry reduziu a formação de colônias de Streptococcus mutans comparado ao grupo que não recebeu o tratamento. Uma grande porcentagem das cáries pode ser atribuída ao S. mutans.

    Úlcera

    O Cramberry pode ser benéfico na prevenção de úlceras pépticas, pois estudos demonstram que seus componentes impedem a adesão da bactéria Helicobacter pylori no epitélio gástrico, no qual tem sido atribuído o aumento constante da doença invés ao stress ou acidez estomacal.

    Antioxidante e Antienvelhecimento

    Os antioxidantes são compostos produzidos naturalmente pelo organismo humano e/ou ingeridos, eles têm a habilidades de estabilizar radicais livres. Sob circunstâncias de stress, esta habilidade pode ser severamente danificada. O Cramberry pode servir como uma boa fonte suplementar de antioxidantes.

     grafico cramberry

    Os cientistas do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana (USDA) têm encontrado resultados promissores associados com a elevação das dietas de antioxidantes e de outros fitonutrientes.

    Os estudos preliminares sugerem que dietas que contêm frutas e vegetais com altos valores de ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) podem fornecer proteção contra a perda da coordenação e da memória associados à idade elevada. Estudos tem demonstrado a capacidade do Cramberry em proteger as células do cérebro dos danos causados pelos radicais livres e da perda das funções cognitivas.

     valor ORAC

    Cramberry no Sistema Circulatório

    Os flavonoides são antioxidantes que reduzem o risco da aterosclerose, que é o acúmulo de lipoproteínas (colesterol) de baixa densidade, “conhecido como colesterol ruim” ou LDL causando restrições no fluxo sanguíneo. Em estados avançados o fluxo sanguíneo pode ser diminuído ou cessar completamente tendo por resultado doenças cardiovasculares como:

    – Angina;

    – Trombose;

    – Infarto do Miocárdio.

    O Cramberry possui quantidade significativa de flavonoides que reduzem o LDL, o “colesterol ruim”.

     

    Observações, precauções e interações medicamentosas

    O Cramberry é contra-indicado em casos de Nefrolitíase. O uso em grávidas e lactantes é considerado seguro. Crianças com idade abaixo de 2 anos e em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes. O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos.

    O uso excessivo do Cramberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como alguns antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina.

    Dose recomendada

    Cramberry 300mg de 1 a 2x ao dia.

    Os benefícios do Cramberry são obtidos com a dose de 300-400mg, 2 vezes ao dia para prevenção e tratamento de infecções do trato urinário, doença periodontal e úlcera estomacal e alcance de seu potencial antioxidante e antienvelhecimento.

    Referência: PharmaNostra

Envie seu Comentário

Cancel reply