• L-Teanina

    L-Teanina

    AMINOÁCIDO PRESENTE NA PLANTA CAMELLIA SINENSIS (CHÁ VERDE)

     

    A L-Teanina é o único aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camellia sinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo e outras duas espécies do gênero Camellia.

    Sendo o chá a segunda bebida mais consumida no mundo, uma quantidade considerável de teanina é consumida diariamente em todo o mundo.

    O chá verde contém um número de constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos. É sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis.

    No cérebro, a L-Teanina aumenta a produção de serotonina e dopamina.

     

    Aplicações

    Stress/Ansiedade

    Estudos demonstraram que L-Teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. Um pequeno estudo japonês com estudantes universitários mostrou que a administração oral de 200mg de L-Teanina leva ao aumento de ondas cerebrais e a um sentido subjetivo de relaxamento.

    A administração de L-Teanina causou relaxamento dose dependente, sem perder o estado de alerta, estado mental sem sedação, começando aproximadamente 40 minutos após administração oral. O chá verde é usado frequentemente como uma bebida relaxante, embora possa conter mais cafeína do que o café, a L-Teanina parece neutralizar o efeito estimulante da cafeína.

     

    Tensão Pré-menstrual

    Estudos têm demonstrado que mulheres tomando 200mg de L-Teanina / dia têm apresentado uma incidência menor de sintomas da TPM. Estes sintomas incluem os sintomas físicos, mentais e sociais. Um significante alívio dos sintomas da TPM foi observado com o uso de L-Teanina.

     

    Melhora do aprendizado

    A L-Teanina tem sido recentemente relacionada ao aumento da habilidade de aprendizado em animais e à indução do relaxamento em humanos, possivelmente devido ao seu efeito na serotonina, dopamina e outros neurotransmissores.

     

    Recomendação de uso

    Para o relaxamento, modulação do humor, ansiedade, stress, irritação, sintomas da TPM, insônia (associada a outros ativos).

    Precauções

    Gestantes e lactantes devem evitar o uso de suplementos com L-Teanina. O uso de L-Teanina concomitantemente com o uso de agentes quimioterápicos no câncer deve ser realizado sob supervisão médica.

     

    Referências

    Literatura do fabricante

     

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