Manipulação - Hormônios

Princípio AtivoAção
Alfa EstradiolAlopécia.
CiproteronaNa mulher: síndromes de androgenização. No homem: carcinoma prostático. Estados de hipersexualidade.
ClomifenoPrincípio gonadotrófico, adjuvante no tratamento da infertilidade e adjuvante de diagnóstico.
Estradiol 17-ValeratoAlopécia androgenética e do hirsutismo.
Estradiol BenzoatoAlopécia seborreica feminina.
EstriolDeficiência de estrogênio. Hiperplasia escamosa vulvar. Sintomas vasomotores da menopausa. Terapia pré e pós-operatória em mulheres pós-menopausa submetidas à cirurgia vaginal e vaginite atrófica.
Estrógenos ConjugadosTerapia de reposição hormonal.
FinasteridaTratamento da hiperplasia prostática benigna sintomática. Conforme a dose, também está indicada no tratamento de homens com padrão masculino de perda de cabelo (alopécia androgênica), para aumentar o crescimento do cabelo e evitar a sua queda.
FlutamidaAlopécia androgênica feminina. Acne e seborreia feminina. Hirsutismo. Carcinoma prostático metastático.
MedroxiprogesteronaTratamento de amenorreia e hemorragia uterina funcional. Síndrome de ovário policístico. Antineoplásico no tratamento de carcinoma metastático endometrial e renal.
NoretisteronaÚnico progestágeno indicado para a endometriose. Amenorreia, sangramento uterino anormal, devido ao desequilíbrio hormonal na ausência de patologia orgânica (como fibrose submucosa, câncer uterino). Contraceptivo.
ProgesteronaContracepção isolada ou com estrogênio na terapia hormonal pós-menopausa. Amenorreia secundária. Hemorragia uterina anormal. Eficiente na redução da ocorrência de hiperplasia endometrial e de carcinoma.
T3Hipotireoidismo de qualquer etiologia, bócio simples (não-endêmico) e na tireoidite linfocítica crônica (de Hashimoto). Carcinoma da glândula tireoide dependente de TSH. Estudos da função tireoidea.
T4Tratamento do hipotireoidismo. Supressão do crescimento de bócios adenomatosos. Carcinoma da glândula tireóidea. Estudos da função tireóidea.
TamoxifenoCarcinoma de mama avançado em mulheres pós-menopáusicas e como coadjuvante da quimioterapia no tratamento do câncer mamário depois da mastectomia.
TibolonaTratamento dos transtornos associados com a menopausa natural ou cirúrgica - gerais: ondas de calor, sudorese, irritabilidade e osteoporose, e locais, como atrofia do epitélio urogenital e aumento da suscetibilidade a infecções vaginais.